Ludum Dare 35 - Mountain Fold

Participei de mais uma jam este ano, algo que costumeiramente acabo não fazendo por ter preguiça ou não me planejar, mesmo adorando participar de jams e sempre aprender alguma coisinha nova. Desta vez foi a Ludum Dare 35 que tinha como tema Shapeshifting. Diferente da Global Game Jam na Ludum Dare você tem 2 modalidades: a compo e a jam. Na modalidade compo você tem 48 horas horas para fazer um jogo sozinho e sem utilizar nada de arte, música ou programação que não seja seu e criado na hora. Pra quem quer trabalhar em equipe e ter tempo pra tomar banho a modalidade de Jam é mais amigável. Na Jam você tem 72 horas para produzir o jogo, podendo utilizar trabalhos autorizados de terceiros e trabalhos anteriores. Nessa Ludum Dare participei da Jam, mas poderia ter participado tranquilamente da compo se eu não tivesse uma história pra contar.
Até que ficou bonitinho

Na sexta-feira fui na tradicional Play-party na PUCPR que é uma mostra publica dos jogos produzidos durante a GGJ na sede de Curitiba.  Fui convidada a ver uma palestra de um aluno que foi na GDC deste ano pela universidade. Durante essa palestra acabei perdendo minha carteira (btw ainda não recuperei, mas já localizei =D), acabei ficando até mais tarde e vendo o tema. Aquele tema ficou fermentando na minha cabeça durante o resto da sexta e boa parte do sábado. Os temas da Ludum Dare são sempre legais, provavelmente por terem sido votados pelos participantes, mas esse não me dava nada que não fosse clichê. Todos os caminhos me levavam pra um puzzle ou pra algo meio Giana Sisters, então acabei deixando de lado e fui fazendo outras coisas durante o dia. Só fui ter uma ideia diferente disso perto das 22 horas de sábado : Papel. Eu tinha que fazer alguma coisa usando apenas papel. Papel é algo muito mágico, tem um papel pra cada uso, mas ao mesmo tempo você pode fazer o que quiser com um  pedaço sujo de papel. Ai vem a questão de ajuste o tema, logo acabei escolhendo fazer com a temática de origamis, mesmo não sabendo nada de origamis.


O resultado é um jogo chamado Mountain Fold e tem todos os elementos feitos em papel. O jogo é 1 infinite runner em que o jogador é um papel que pode se transformar em origamis de papel ou elefante. Como coelho o jogador pode pular, enquanto como elefante ele destrói as bolas de papel que estão no caminho. Mecânicamente falando não é muito inovador, mas como escolhi brincar bastante com os materiais que tinha em casa preferi escolher algo mais simples mesmo. Acabei escolhendo como ferramenta dessa jam o Construct 2, como tomei a decisão de participar apenas no sábado, não podia me dar o luxo de querer programar e fazer toda a arte do zero. Mesmo utilizando o Construct 2 esse jogo está cheio de bugs de colisão e um bug de input nos mobiles em mobiles. Prometo consertar isso ainda essa semana e disponibilizar o jogo "bonitinho".

Parte da bagunça que foi usada durante a criação do jogo
Aproveitando essa postagem, estou disponibilizando como domínio público no OpenGameArt todas as artes feitas durante essa Jam. Pretendo fazer o mesmo para as jams futuras quando produzir algum tipo de arte.

Compartilhar no Google Plus

Autor: Pâmela de Assis Beltrani

É Bacharel em Ciência da Computação pela PUCPR e Mestre pela UFPR. Também é especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUCPR.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Parabéns Pam... muito legal a idéia...
    Eu também participei (como sempre)
    Aliás. .. eu recomendo. Participe sempre ... mesmo que seja para entregar um game no Word. ....

    Abraços :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que depois da pós fiquei meio preguiçosa com jams hahahaha. Toda semana era 1 jam diferente, ainda mais agora que abracei 1 projeto grande. Mas quando eu posso eu acabo participando =)

      Excluir