O próximo passo na construção do jogo é começar a definir e criar uma HUD enquanto não decido sobre o resto do jogo. Preciso permitir que o jogador faça construções diferentes com custos diferentes, essas coisas. Rapidamente arrumei um caderno desenhei um retângulo representando a tela e fiquei observando esse papel por uns 2 minutos até que pensei "ÉÉÉ vou ter que ver algumas referências, por que não sei todos os comandos que vão existir". Uma rápida pesquisada no google me levou a esta entrevista. Lendo ela percebi que realmente preciso definir com certa urgência como será o resto do jogo para definir a HUD já que ela vai ser a única forma de interação do jogador com o jogo. De qualquer forma quis definir o que era "obrigatório" e no canto inferior direito do retângulo defini que haveria um mini-mapa. Nesse momento acendeu uma luzinha na minha cabeça: "Dê uma olhada em Roller Coaster, Sim Theme Park e Sim City". Procurei um let's play qualquer e simplesmente não tem um mini-mapa em nenhum destes jogos, "mas Majesty 2 e W3 tem!" de fato tem um mini-mapa e eu consultava ele direto quando estava jogando. Assim uma nova pergunta surge em minha mente, por que em RTS "verdadeiros" é obrigatória a colocação de mini-mapa, mas no gênero de simulação não? Acho que vem da necessidade de saber o que está acontecendo/atuar em vários locais ao mesmo tempo. Neste primeiro momento clonei a HUD de Majesty com algumas alterações e coloquei algumas coisas legais como uma sessão de "notícias" como havia em Sim City. Enquanto via o let's play de Sim Theme Park vi que havia uma mecânica de pesquisa por novas "coisas" que podiam ser colocadas no Parque de diversões, acho que vale a pena considerar isso no futuro. Acho que esta seria uma boa maneira de controlar a economia.
Estou pensando também como irei criar essa HUD na parte de assets. Pensei também em utilizar alguma coisa do OpenGameArt, mas não vai combinar com o resto do jogo. Bordar e tirar foto de cada detalhe da HUD? Bordar nunca foi meu forte, além de que irei demorar meses pra dominar e se precisar de um texto? Provavelmente irei fazer essa HUD usando feltro como material de base e procurar alguma fone que fique legal com o conjunto, acho que vai acabar ficando com 1 aspecto similar de Yoshi Wooly World. Espero não ter que fazer que fazer uma versão "real" desta HUD.
Planejamento da HUD Inicialmente |
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