Scannear Modelos 3D e o Projeto Zumbi

Faz tempo que não passo por aqui né? Não adianta pedir desculpa pra isso, porque sei que vai se repetir. Sou péssima para manter rotinas, quem dirá de escrita/postagens em algum lugar. Vamos ao que interessa!

Ontem a tarde tentei novamente retomar aquele projeto zumbi que sempre volta para me atormentar: Fazer o projeto do TCC da pós em Unity usando 3D com tudo que tem direito de usar partículas, shaders, efeitos sonoros procedurais, inhara inhara e inhara... Sabe como vc retoma um projeto zumbi que não vai te prender muito tempo nele e vai ser abandonado novamente? Indo atrás de assets bonitos na Unity Store. Fui lá, escolhi 1 montão de assets bonitos, todos pintados a mão, coisa fina por ser gratuita, abri a Unity e comecei a importar tudo aquilo lá pra dentro.

Notei que estava trabalhando com uma versão desatualizada da Unity, como é inicio de projeto isso, aquilo e aquele outro, fui no site e baixei a nova versão. Enquanto atualizava a Unity vem aquele novo momento de realização: "Nossa, seria genial se eu tivesse como gerar modelos usando objetos do mundo real. Pera, isso não devia existir nos anos 2000, mas com esse monte de motion capture que a galera faz em filme, deve existir alguma coisa que faça isso." Dei uma rápida pesquisada sobre o assunto e descobri que existem alguns programas que fazem isso e escolhi o 123D Catch para testar por ser gratuito e ter disponível para muitas plataformas.Além de que é da autodesk, portanto eu esperava já algo com uma qualidade mínima.



O 123D Catch funciona basicamente assim:
  1.  Baixe o aplicativo no seu celular, tablet, computador, micro-ondas, aquário, geladeira... 
  2. Cadastre-se no site do 123D Catch
  3. Escolha o objeto e onde você vai fotografa-lo. A iluminação e o espaço devem ser considerados nesse passo porque você vai tirar muitas fotos e é importante que essas fotos tenham muitos detalhes, sejam bem focadas e com uma iluminação consistente.
  4. Tire MUITAS fotos desse objeto, em torno de 50 fotos, em vários ângulos. Basicamente você tira uma foto da frente do objeto, anda um passo para o lado e tira uma nova foto até você completar uma volta em torno do objeto. Em seguida, você tira varias fotos focando em cima e embaixo do objeto. É importante que você tire essas fotos sem o flash da câmera ligado.
  5. Abra o aplicativo e mande as todas as fotos para a nuvem.
  6. Espere ele fazer todo o processamento dessas fotos. Esse passo sempre demora muito, mas hey você está mandando processar no mínimo 8 fotos de alta resolução e esperando que ele gere um modelo de alta precisão, esperava o que?
  7. Baixe o modelo do site.
  8. Use do jeito que você quiser esse modelo.
O legal é que todo o processamento é feito pelo servidor deles, então nada de comer toda a bateria do seu celular fazendo magias negras computacionais. Mas isso também é um ponto negativo se você tiver um computador da Nasa e fica jogando farmville nele. Abaixo coloquei alguns dos modelos que gerei utilizando o 123D Catch
Dica:
  • Eu descobri na base da tentativa e erro que o melhor lugar para tirar fotos é no quintal em um dia ensolarado. A luz vai ser a melhor possível e provavelmente você terá muito espaço para poder se movimentar.
  • É importante que você apoie o objeto em um local em que a cor dele não seja próxima da base do objeto. Se você observar no modelo da coruja ele acha que o móvel que utilizei de apoio é parte da coruja.
  • Por mais contra intuitivo isso pareça ser é bom que nas fotos existam vários pontos de referencia para ajudar o software na reconstrução. Nada de tirar essas fotos num fundo branco.
  • Nem tente gerar modelo utilizando objetos feitos de material transparente e metálico. 
  • Se possível tire essas fotos em um ambiente com pouca movimentação de animais, vento, crianças, qualquer coisa que possa mexer com os outros objetos em volta. Lembre-se esses objetos serão utilizados para gerar auxiliar na geração do modelo.
 Ó como ela ficou bonita no Blender!
Próximo passo? Descobrir como eu consigo pegar esse modelo e transforma-lo em alguma coisa útil. Ou seja, conseguir separar o objeto da superfície, preencher o buraco que fica na base do objeto, reduzir a quantidade de vértices e misturar modelos. Instalei o Blender e dei uma mexida no modelo da coruja, ele está parecendo ser bem menos amedrontador agora do que foi quando vi ele pela primeira vez, veremos. Até sei lá quando!
Compartilhar no Google Plus

Autor: Pâmela de Assis Beltrani

É Bacharel em Ciência da Computação pela PUCPR e Mestre pela UFPR. Também é especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUCPR.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário