Os primeiros passos de um caminho diferente

Nesses últimos dias acabei fazendo muitos testes que acho que estão me levando a compreender mais como funciona o processo para a geração de assets para um jogo totalmente 3D a partir de fotos. É incrível como estou acostumada a programar coisas muito complexas, mas não tenho a mínima ideia de como fazer os modelos mais simples. Primeiro tentei capturar modelos simples, porém pequenos usando aquele software que apresentei na última postagem, o 123D Catch.  Um exemplo dos modelos capturados pelo 123D Catch é esse aqui:
O problema é que mesmo quando ele gerava o modelo perfeitinho, a textura ficava zoada. Conclusão: como os modelos que estou tentando capturar são basicamente cilindros abortei a ideia e fiquei procurando outra solução. Durante a época do dias das bruxas teve uma pegadinha que vi por todos os lados que acabou me ajudando a achar uma nova solução. A pegadinha era basicamente gerar 1 foto, colocar essa foto dentro de um pote gigante e despejar água com corante dentro deste pote. Em seguida, coloca-se este pote dentro da geladeira e assustar todas as vovózinhas da região. Tem um link legal  aqui explicando como fazer essa pegadinha aos interessados. Na hora que vi isso me lembrei do termo "face map texture" e que isso pode ser gerado usando um programa de edição de imagens qualquer com fotos do rosto de uma pessoa tiradas de frente e perfil.
 Afinal se eu estiver com uma textura legal é só aplica-la sobre um cilindro o que não deve ser difícil né? Assim começou minha missão pra aprender o básico de Blender. Sabia que mais cedo ou mais tarde teria que aprender a fazer o basicão de Blender, mas isso é "resolvível", talvez demore um pouco pra aprender a ferramenta, mas uma hora vou estar dominando.

Nesse momento estou tentando desenvolver um método pra capturar as texturas, li alguns tutoriais sobre como tirar fotos de texturas reais pra poder utilizar em modelos 3D. O processo não é muito difícil, mas você precisa saber o que está fazendo. Depois de tirar muitas fotos da mesma superfície, você tem que escolher a melhor e fazer uma edição para deixa-la "tileavel".

Primeiros resultados obtidos utilizando essas técnicas.
 Como estou numa vibe de yoshi de tricô, tirei muitas fotos de tricôs e crochês que fiz. Depois de gerar essa textura tileavel, gero um  normal map por esse site aqui. Depois disso tudo fiz alguns testes aplicando sobre modelos simples como cubo e estou gostando do resultado.

Esse tutorial é bem legal pra ser visto pra gerar esses face map textures:

Utilizei esse tutorial em vídeo para criar as texturas tileaveis manualmente utilizando o Gimp:


Esse método funciona muito bem para texturas retiradas de superfícies planas. Infelizmente estou tentando tirar de cilindros com um raio de poucos centímetros e portanto são superfícies muito curvas. Além disso por serem muito curvos a iluminação sempre fica muito presente, facilmente é possível identificar a posição da fonte de luz por ser uma superfície tão curva. Estou fazendo novos testes durante esta semana para a construção de um mini estúdio. A veia do DIY é muito forte aqui e este estúdio é montado dentro de 1 caixa de papelão com 3 faces que foram cortadas e colocado papel manteiga. Para a criação de um fundo sem aquela linha definindo onde é "chão" e onde é "parede" está sendo utilizado um papel sulfite. Se você quiser saber mais sobre como construir esse mini estúdio dê uma olhada nesses links:[1] e [2].

Capture-2016-01-01-01-48-43 made with 123D Catch
Essa foto foi tirada fora do estúdio utilizando iluminação artificial. Note a diferença de iluminação da parte de trás do cavaleiro

Agora preciso instalar algumas luzes e tentar tirar novas fotos dos personagens dentro deste mini estúdio. A ideia é tirar essas novas fotos, gerar um face map texture e aplicar sobre um modelo que vou fazer baseado nas fotos dentro do Blender. Essa última etapa tem alguns tutoriais em português bem legais, vamos ver no que vai dar.

Essa foto foi tirada dentro do studio, mas com iluminação natural em um dia nublado. Não faz muito sentido isto, mas é o que tinha pro almoço e já deu uma boa diferença.
E os gaems que vão usar essas paradas? ENTÃO... fica para outra postagem, estou testando muitas coisas inspiradas no jogo Majesty 2 (recomendo bastante pra quem gosta de RTS). Tem muita coisa nova sendo gerada na programação e muita experiência nova na Unity 5. Além disso, esta postagem já está bem densa, portanto, é melhor deixar pra uma próxima postagem...

Compartilhar no Google Plus

Autor: Pâmela de Assis Beltrani

É Bacharel em Ciência da Computação pela PUCPR e Mestre pela UFPR. Também é especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUCPR.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário