Atualização do jogo 02/03

Acho que já faz algum tempinho que não passo aqui para mostrar como o jogo está ficando. A verdade é que não houveram grandes atualizações, apenas procura por soluções para os problemas que haviam aparecido até então. Algumas soluções foram bastante óbvias enquanto outras precisaram de um pouco de experimentação.
Um dos problemas que comentei em uma postagem anterior foi o terreno. Relembrando: quero que o terreno deforme quando o jogador construir novas estruturas e também quando os personagens andam nele assim como acontece em Yoshi Wooly World. A solução encontrada é transformar o terreno em um objeto 3D e aplicar um  vertex shader no objeto 3D para fazer as alterações. Ainda estou trabalhando nisso, mas já consegui avançar bastante neste problema. Este script converte um terreno selecionado no editor da Unity para uma mesh. O problema deste script é que ele apenas gera a mesh, não gera uma textura para ser colocada sobre o modelo. Logo preciso construir um script para extrair essa textura. Mas o legal é que estou aprendendo como deixar a Unity um pouco mais personalizada para as minhas necessidades. Quando estiver com esse script pronto, com certeza estará disponível para quem precisar. Mais informações sobre a criação de scripts para o editor da Unity aqui.
Magia negra nova: criação de scripts para o editor da Unity



Outro problema que encontrei nas semanas anteriores foi a criação da UI. Este sim está sendo um problema de tirar o sono. Foi decidido que o menu todo em feltro com os detalhes em bordado como comentei nas postagens anteriores. Não entendo porque, mas não ando obtendo o resultado desejado, principalmente nos botões. De qualquer forma o processo para a construção deste menu está sendo bem experimental. Primeiro defino como será um rascunho em papel, em seguida, crio um protótipo em tamanho real em um papel já com o desenho dos bordados. Depois que esse protótipo está bonitinho, faço um cópia dele em um outro papel. Para fazer essa cópia eu faço uma pequena gambiarra aqui em casa. Utilizo uma travessa de vidro e uma lâmpada para fazer uma mesa de luz "DIY". Poderia ter utilizado uma scanner, mas é muito trabalho instalar a minha para um papel que depois será rasgado e jogado fora. Depois uso essa cópia para bordar por cima, assim não preciso fazer um traço sobre o feltro.
Mesa de luz feita na gambiarra aqui em casa
Depois de feita esta cópia, prendo-a no feltro com alguns alfinetes e bordo normalmente sobre ela. Minha habilidade no bordado não é muito grande já que estou aprendendo a bordar, mas está sendo divertido. Depois que termino de bordar retiro o papel e assim o bordado é revelado. 
Papel preso sobre o feltro e alguns símbolos que serão utilizados nos botões já bordados
Esquema original e o resultado bordado já bordado no feltro

Depois de bordado, tiro algumas fotos e edito-as se necessário, alguns ajustes de cores aqui e ali. Como havia decidido que o menu teria como formato o muro de um castelo, fiz as edições necessárias ao invés de cortar o tecido. Acredito que esta seja a parte do processo que estou errando. Faz alguns anos que faço pequenas edições em imagens, mas é a primeira vez que estou fazendo tantas sobre uma mesma foto. Além disso, tenho medo de recortar os bordados na vida real e ter que refazer o trabalho, desperdiçando além de tempo material.
O bordado já editado e colocado no jogo
Outra dificuldade que provavelmente será algo simples de ser resolvido, porém como sou novata estou apanhando é a criação de botões utilizando sprites com animações. Com certeza é algo simples e na próxima atualização no blog haverá uma solução. Acho engraçado como me bato muito mais com coisas simples, do que as complexas.
Stop motion do efeito do bordado. Quero mostrar esse efeito quando o mouse passar por cima do botão
 Quem me conhece sabe que adoro escolher fontes para todos os projetos, dei uma pesquisada e acabei gostando da fonte fatpen e ela acabou sendo escolhida por enquanto para o pouco que existe no menu. Por enquanto existe apenas esse valor sendo mostrado que é quantia em dinheiro do jogador e embaixo, na faixa branca, existem algumas notícias da cidade que são mostradas ao jogador. Sempre ri muito das notícias em SimCity e não vejo porque não fazer isso no meu jogo.
Essa é a árvore original.
Mudando de assunto, também estou tendo problema com os modelos. Consigo perfeitamente criar os modelos na realidade fazendo, mas não consigo reproduzir do jeito que espero na modelagem, ou não consigo pintar a textura do jeito que gostaria no modelo final. Já estou conseguindo gerar boas texturas para outros usos como para o terreno.  Durante essas semanas criei uma receita para fazer casinhas em tricô, a receita é simples, porém eficiente e flexível. Preciso estudar/pensar mais sobre esse problema.
Oh que lixo essa pintura na árvore, preciso achar uma solução para isso urgentemente
Acho que essas são as atualizações mais relevantes sobre o jogo. Quanto a leitura do livro, estou lendo, mas ele é bem denso, creio que quando resolver esses problemas de agora conseguirei postar mais alguns resumos comentados sobre. Aparentemente as pessoas adoram meus links recomendados quando falo de game/level design, quero ver quando descobrirem que meu pinterest é lotado desses links.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Pâmela de Assis Beltrani

É Bacharel em Ciência da Computação pela PUCPR e Mestre pela UFPR. Também é especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUCPR.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário