Ontem a tarde tentei novamente retomar aquele projeto zumbi que sempre volta para me atormentar: Fazer o projeto do TCC da pós em Unity usando 3D com tudo que tem direito de usar partículas, shaders, efeitos sonoros procedurais, inhara inhara e inhara... Sabe como vc retoma um projeto zumbi que não vai te prender muito tempo nele e vai ser abandonado novamente? Indo atrás de assets bonitos na Unity Store. Fui lá, escolhi 1 montão de assets bonitos, todos pintados a mão, coisa fina por ser gratuita, abri a Unity e comecei a importar tudo aquilo lá pra dentro.
Notei que estava trabalhando com uma versão desatualizada da Unity, como é inicio de projeto isso, aquilo e aquele outro, fui no site e baixei a nova versão. Enquanto atualizava a Unity vem aquele novo momento de realização: "Nossa, seria genial se eu tivesse como gerar modelos usando objetos do mundo real. Pera, isso não devia existir nos anos 2000, mas com esse monte de motion capture que a galera faz em filme, deve existir alguma coisa que faça isso." Dei uma rápida pesquisada sobre o assunto e descobri que existem alguns programas que fazem isso e escolhi o 123D Catch para testar por ser gratuito e ter disponível para muitas plataformas.Além de que é da autodesk, portanto eu esperava já algo com uma qualidade mínima.
O 123D Catch funciona basicamente assim:
- Baixe o aplicativo no seu celular, tablet, computador, micro-ondas, aquário, geladeira...
- Cadastre-se no site do 123D Catch
- Escolha o objeto e onde você vai fotografa-lo. A iluminação e o espaço devem ser considerados nesse passo porque você vai tirar muitas fotos e é importante que essas fotos tenham muitos detalhes, sejam bem focadas e com uma iluminação consistente.
- Tire MUITAS fotos desse objeto, em torno de 50 fotos, em vários ângulos. Basicamente você tira uma foto da frente do objeto, anda um passo para o lado e tira uma nova foto até você completar uma volta em torno do objeto. Em seguida, você tira varias fotos focando em cima e embaixo do objeto. É importante que você tire essas fotos sem o flash da câmera ligado.
- Abra o aplicativo e mande as todas as fotos para a nuvem.
- Espere ele fazer todo o processamento dessas fotos. Esse passo sempre demora muito, mas hey você está mandando processar no mínimo 8 fotos de alta resolução e esperando que ele gere um modelo de alta precisão, esperava o que?
- Baixe o modelo do site.
- Use do jeito que você quiser esse modelo.
- Eu descobri na base da tentativa e erro que o melhor lugar para tirar fotos é no quintal em um dia ensolarado. A luz vai ser a melhor possível e provavelmente você terá muito espaço para poder se movimentar.
- É importante que você apoie o objeto em um local em que a cor dele não seja próxima da base do objeto. Se você observar no modelo da coruja ele acha que o móvel que utilizei de apoio é parte da coruja.
- Por mais contra intuitivo isso pareça ser é bom que nas fotos existam vários pontos de referencia para ajudar o software na reconstrução. Nada de tirar essas fotos num fundo branco.
- Nem tente gerar modelo utilizando objetos feitos de material transparente e metálico.
- Se possível tire essas fotos em um ambiente com pouca movimentação de animais, vento, crianças, qualquer coisa que possa mexer com os outros objetos em volta. Lembre-se esses objetos serão utilizados para gerar auxiliar na geração do modelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário