Afinal se eu estiver com uma textura legal é só aplica-la sobre um cilindro o que não deve ser difícil né? Assim começou minha missão pra aprender o básico de Blender. Sabia que mais cedo ou mais tarde teria que aprender a fazer o basicão de Blender, mas isso é "resolvível", talvez demore um pouco pra aprender a ferramenta, mas uma hora vou estar dominando.
Nesse momento estou tentando desenvolver um método pra capturar as texturas, li alguns tutoriais sobre como tirar fotos de texturas reais pra poder utilizar em modelos 3D. O processo não é muito difícil, mas você precisa saber o que está fazendo. Depois de tirar muitas fotos da mesma superfície, você tem que escolher a melhor e fazer uma edição para deixa-la "tileavel".
Primeiros resultados obtidos utilizando essas técnicas. |
Esse tutorial é bem legal pra ser visto pra gerar esses face map textures:
Utilizei esse tutorial em vídeo para criar as texturas tileaveis manualmente utilizando o Gimp:
Esse método funciona muito bem para texturas retiradas de superfícies planas. Infelizmente estou tentando tirar de cilindros com um raio de poucos centímetros e portanto são superfícies muito curvas. Além disso por serem muito curvos a iluminação sempre fica muito presente, facilmente é possível identificar a posição da fonte de luz por ser uma superfície tão curva. Estou fazendo novos testes durante esta semana para a construção de um mini estúdio. A veia do DIY é muito forte aqui e este estúdio é montado dentro de 1 caixa de papelão com 3 faces que foram cortadas e colocado papel manteiga. Para a criação de um fundo sem aquela linha definindo onde é "chão" e onde é "parede" está sendo utilizado um papel sulfite. Se você quiser saber mais sobre como construir esse mini estúdio dê uma olhada nesses links:[1] e [2].
Essa foto foi tirada fora do estúdio utilizando iluminação artificial. Note a diferença de iluminação da parte de trás do cavaleiro |
Essa foto foi tirada dentro do studio, mas com iluminação natural em um dia nublado. Não faz muito sentido isto, mas é o que tinha pro almoço e já deu uma boa diferença. |
E os gaems que vão usar essas paradas? ENTÃO... fica para outra postagem, estou testando muitas coisas inspiradas no jogo Majesty 2 (recomendo bastante pra quem gosta de RTS). Tem muita coisa nova sendo gerada na programação e muita experiência nova na Unity 5. Além disso, esta postagem já está bem densa, portanto, é melhor deixar pra uma próxima postagem...
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